A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), decidiu prorrogar o prazo para a entrega de kits e coletes de identificação aos ambulantes que atuam na praia de Ponta Negra. O novo prazo se estende até amanhã (17), em virtude da alta demanda registrada nos últimos três dias do prazo original, que se encerraria na sexta-feira (12).
A decisão de prorrogar o prazo também foi motivada por problemas técnicos relacionados à instabilidade na internet da secretaria no último dia do prazo, o que impossibilitou a conclusão das entregas.
O supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, explicou que o processo de atualização de cadastro é demorado, envolvendo a preparação de termos de autorização de uso, a confecção de crachás e a realização da atualização socioeconômica. Isso resultou na falta de tempo hábil para a equipe de fiscalização concluir todos os cadastros dentro do prazo estabelecido.
A partir desta semana, a Semurb se concentrará exclusivamente na entrega dos kits, sem a possibilidade de realizar novos cadastros. Ambulantes que não efetuaram o cadastro dentro do prazo estipulado não poderão operar na praia de Ponta Negra sem a devida autorização e identificação fornecida.
O processo de cadastramento utilizou dados das associações de Ponta Negra, considerando anos de trabalho na praia e a venda para subsistência. Segundo a fiscalização, cerca de 1.200 ambulantes estavam atuando na alta temporada na Praia de Ponta Negra, causando superlotação. Esse número foi reduzido pela metade por meio do cadastramento, proporcionando uma praia mais tranquila e organizada.
O chamamento para o cadastro de ambulantes nas outras praias do Município será lançado após a conclusão dos kits para os comerciantes de Ponta Negra.