A história da agricultura familiar potiguar e nordestina conquistou um novo marco, que simboliza a transição entre o modo de produção rudimentar e um novo modo de produção tecnificado, já que o primeiro lote de máquinas agrícolas adaptadas à agricultura familiar chegou ao estado. Os equipamentos são fruto da parceria entre o Brasil e a sua principal parceira comercial, a China.
O primeiro contêiner, que chegou nesta terça-feira (16), no município de Apodi, trouxe 14 máquinas e equipamentos, incluindo trator de esteira, cultivador, plantadeira, colheitadeira e semeadoura de alta precisão, arado de disco e um reboque para trator. Ao todo são esperadas 29 máquinas, que serão testadas no Rio Grande do Norte por cerca de 150 famílias do Oeste, onde se concentra boa parte dos cerca de 50 mil empreendimentos agrícolas familiares do Estado.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) do governo estadual realizará uma jornada de eventos para celebrar a parceria Brasil-China, entre os dias 25 de janeiro a 3 de fevereiro. Confira a agenda:
- 25 e 26/1 – Manhã e tarde – STTR Apodi- Formação para Mulheres – Sedraf, IAPC, MDA.
- 27/1 a 1/2 – Manhã e Tarde – IFRN Apodi – Formação Montagem e Testagem – Empresas chinesas.
- 2/2 – Tarde – Visita ao campo de testagem – Comunidade Baixa de Dentro – Ato Político na cidade.
- 3/2 – Manhã – Apodi – STTR Apodi – Ato com Movimentos Sociais na Agricultura Familiar.
- 3/2 – Tarde – Mossoró – UERN – Discussão para Instalação do Centro de Inovação e Tecnologia para Mecanização Agrícola.