Volta às aulas: Ufersa recomenda uso de máscaras em ambientes fechados - O POTI

Volta às aulas: Ufersa recomenda uso de máscaras em ambientes fechados

Segundo o Conass, foram contabilizados 34.050 novos casos da covid entre os dias 7 e 13 de janeiro. Foto: Agência Brasil/EBC.

O Comitê Permanente de Biossegurança da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) divulgou uma série de recomendações para garantir a segurança da comunidade acadêmica diante da persistência dos casos de COVID-19. Com o retorno das atividades letivas e a chegada de estudantes de diferentes regiões, o Comitê pede que as medidas preventivas sejam aplicadas, pelo menos, nos primeiros 15 dias do semestre.

As principais recomendações incluem:

  • Recomendamos fortemente o uso de máscaras cirúrgicas em locais fechados, como sala de aulas e laboratórios, com especial atenção em locais de atendimento ao público;
  • Reforço das orientações e disponibilização de álcool em gel;
  • Orientação de afastamento imediato e uso de máscara N95 até a testagem na rede de saúde para sintomáticos(mesmo que com sintomas brandos);
  • Estímulo à vacinação;
  • Propiciar o distanciamento nos RUs e cuidados mais intensos ao servir a refeição;
  • Reforçar as medidas educativas nas Residências universitárias, com uso de máscara por sintomáticos e os seus contactantes por pelo menos 10 dias. O isolamento em caso de teste positivo deve ser imediato;
  • Lembramos que contactantes íntimos, ou seja, que tiveram contato maior que 15 minutos sem uso de máscara, de casos positivos em qualquer setor, devem usar máscara adequada por pelo menos 10 dias, mesmo que não apresentando sintomas.
  • Recomendação do uso de máscara em transportes coletivos.

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foram contabilizados 34.050 novos casos da covid entre os dias 7 e 13 de janeiro. O número representou uma alta de 70,68% em comparação com a semana anterior, que registrou 19.950 casos positivos.

Foram registradas 260 mortes em decorrência da doença no período. Ao todo, são 708.999 mortes pela doença no Brasil desde o início da pandemia, em 2020. No total, 38.264.864 diagnósticos de covid foram confirmados no período.