O carnaval do Brasil possui o título de maior festa do mundo e reúne milhões de pessoas que buscam folia, cultura e diversão. Esse sentimento de amor com o carnaval não é restrito aos brasileiros e a grande festa atrai também turistas de todo o mundo. Segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a expectativa é de que o Brasil tenha recebido pelo menos 200 mil viajantes estrangeiros para o carnaval deste ano.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o alto número de turistas influencia positivamente na economia. “Esses turistas vão deixar, no Brasil, R$900 milhões. No carnaval, vamos conseguir três coisas importantes: emprego, renda e alegria. O turismo não é só lazer. Quando eu falo que o turismo cresceu, eu falo que foi bom para o motorista de táxi, do Uber, para o vendedor do mate na praia, para o dono da pensão, para o garçom. É uma cadeia de trabalho muito democrática”, explicou.
Ao todo, o turismo no Brasil gera cerca de 8 milhões de empregos e representa 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do País movimentando R$752,3 bilhões anualmente na economia.