Um experimento sobre a implementação da semana de trabalho de quatro dias mostrou resultados positivos nas empresas participantes no Brasil. Durante três meses, os colaboradores trabalharam com a carga horária reduzida, mantendo o mesmo salário e com o objetivo de manter 100% da produtividade.
O projeto piloto, conduzido pela “4 Day Week Brazil”, em parceria com a “4 Day Week Global”, organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa sobre o trabalho em todo o mundo, envolveu 22 empresas brasileiras, variando de cinco a 250 colaboradores.
Entre as empresas participantes estão o Hospital Indianópolis em São Paulo, a Editora Mol, a Smart Duo, a Thanks for Sharing, a Oxygen, a Haze Shift, entre outras, abrangendo diferentes setores como saúde, tecnologia, consultoria, eventos e contabilidade.
As primeiras impressões dos funcionários e gestores destacam benefícios como a diminuição de faltas, o desfrute de fins de semana prolongados, a implementação de estratégias para aumentar a produtividade, o cuidado com a saúde mental e os desafios enfrentados durante o processo.
Mais de 70% das empresas testaram a semana de quatro dias com todos os funcionários, enquanto o restante optou por selecionar apenas um departamento para participar do experimento. No total, 280 trabalhadores foram incluídos no teste.