O Museu Câmara Cascudo (MCC) retoma as visitas mediadas para grupos escolares, acadêmicos e de organizações não-governamentais a partir de 1º de março. Os interessados já podem agendar suas visitas, que serão realizadas em grupos de dez a quarenta pessoas por horário, sem restrição de faixa etária. O agendamento deve ser feito com antecedência mínima de dez dias, por meio do e-mail ou whatsapp disponíveis no site do MCC.
As visitações ocorrerão de terça a sábado, nos horários da manhã e da tarde, dentro do funcionamento do Museu, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h. O processo de agendamento acontece em duas etapas: inicialmente, os responsáveis pelo grupo entram em contato com o Setor Educativo para fornecer informações básicas e sugerir datas. Na segunda etapa, é necessário preencher um formulário detalhado com os objetivos pedagógicos da visita e informar sobre necessidades especiais de atendimento, incluindo para pessoas com deficiência.
Em 2023, cerca de metade das visitas ao MCC foram feitas em grupo, com o auxílio de mediadores culturais. Do total de 24,9 mil visitantes, 12,3 mil vieram em 371 grupos, incluindo escolas públicas e privadas, além de grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social, indígenas e quilombolas. O museu também recebeu turmas escolares de diversos estados, como Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Atualmente, o MCC conta com dez exposições abertas, incluindo duas virtuais. Para mais detalhes sobre cada uma delas, é possível acessar o site do Museu.