O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones (Avante-MG), assim como de alguns dos seus atuais e antigos assessores parlamentares. O deputado é suspeito de praticar desvios de salários de funcionários do seu gabinete, prática conhecida como rachadinha.
O parlamentar é alvo de inquérito no Supremo, aberto em dezembro pelo ministro do Supremo Luiz Fux, a pedido da Procuradoria Geral República (PGR). A investigação apura os crimes de peculato, concussão e associação criminosa. Em sua decisão, o ministro Fux escreveu: “os indícios de possível prática criminosa estão bem descritos na representação da Autoridade Policial, com possível ação conjunta dos investigados no suposto esquema criminoso”.
O processo foi movido após o portal Metrópoles publicar um áudio em que Janones aparece solicitando a seus assessores o repasse de parte dos salários para ajudar a pagar prejuízos com a campanha eleitoral de 2016. O parlamentar disputava a prefeitura de Ituiutaba (MG), mas não foi eleito.
Confira o áudio: