A Árvore do Amor, um dos mais icônicos pontos turísticos do Rio Grande do Norte, localizada na cidade de Maxaranguape, foi alvo de um ataque de vandalismo, tendo parte de suas raízes cortadas, conforme relatado pela Prefeitura. Na madrugada da última terça-feira (27).
A prefeitura, em comunicado divulgado nas redes sociais na tarde de ontem, condenou veementemente o ocorrido. “Enquanto a administração municipal, parceiros e membros da população lutam pela recuperação ambiental e principalmente o desenvolvimento sustentável deste ponto turístico, outras pessoas fazem o oposto, infelizmente”, lamentou a prefeita Maria Erenir de Lima
“Estamos providenciando um boletim de ocorrência criminal, acionando todos os órgãos competentes, IDEMA, IBAMA, Governo do Estado, Polícia Militar, Ambiental e pedindo colaboração de todos que possam ajudar a identificação dos infratores e aplicação das devidas penalidades de acordo com a Lei”, disse.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) enviou uma equipe de fiscalização ao local para avaliar os danos e tomar as medidas administrativas necessárias. A visita ocorreu nesta quarta-feira (28), onde foi constatado que os cortes nas raízes, embora danosos, não foram suficientes para matar a árvore. No entanto, os técnicos pediu que o município envie um ofício para o setor florestal, que tentará recuperar as raízes da árvore.
Leia a nota completa da Prefeitura de Maxaranguape sobre o ocorrido:
Ver essa foto no Instagram