O lançamento da pré-candidatura do ex-deputado federal Rafael Mota é o fato novo da corrida eleitoral da capital Potiguar.
Jovem, inteligente, carismático e corajoso, Rafael Mota, poderá se transformar numa pedra no sapato da candidata petista, Natália Bonavides, na eleição de outubro. Papel que Rafael já desempenhou em desfavor de Carlos Eduardo, na eleição de 2022, quando concorreu ao Senado contra o ex-prefeito e o senador Rogério Marinho.
Eleitorado
Rafael tem um eleitorado jovem e de esquerda assim como Natália Bonavides. Sua candidatura terá potencial para somar os pontos que poderão faltar a petista para chegar ao segundo turno de uma campanha que promete ser acirrada contra o deputado Paulinho Freire e Carlos Eduardo.
Principal beneficiado
O principal beneficiado com a candidatura de Rafael Mota será o deputado Paulinho Freire que marchará sozinho no campo político da direita, enquanto a esquerda e o centro estarão divididos entre Natália, Carlos Eduardo e o próprio Rafael.
Segundo turno
Por tudo isso, se o deputado Paulinho Freire conseguir conquistar o apoio do prefeito Álvaro Dias estará muito próximo de uma vaga no segundo turno.
Natália Bonavides tem bons aliados na base
Dentro da base de apoio da governadora Fátima Bezerra existem aliados fortes que podem surgir como opções para compor chapa com a deputada Natália Bonavides na disputa pela Prefeitura de Natal.
No PV tem a deputada Eudiane Macedo e o deputado Hermano Morais, ambos com força e história política em Natal.
No PC do B tem a vereadora Júlia Arruda e o ex-vereador George Câmara, ambos com histórico de bons mandatos no legislativo da capital.
No MDB tem a vereadora Ana Paula que tem forte atuação na zona sul da cidade.
E Natália ainda teria a possibilidade de tentar atrair, para um dos partidos da federação ou para o MDB, o vereador Herberth Sena que foi o mais votado na eleição de 2020 e que ainda não definiu a legenda por onde disputará a eleição 2024.
Mossoró Cidade Junina 2024
A Prefeitura de Mossoró lançou nesta quarta-feira (6) a programação do Mossoró Cidade Junina 2024.
O evento terá início no dia 1 de junho com shows de Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon e Bell Marques e vai até o dia 29 com uma programação que conta com grandes artistas nacionais, regionais e locais.
Confira abaixo as atrações nacionais divulgadas ontem:
6 de junho – Nattan, Raí, Luan Estilizado e Zezo (À Vontade) e Flávio José
7 de junho – Wesley Safadão, Dorgival Dantas e Bonde do Brasil
8 de junho – Henry Freitas, Jonas Esticado, e Mano Walter
13 de junho – Limão com Mel, Calcinha Preta e Taty Girl
14 de junho – Raynel Guedes, Felipe Amorim e Xand Avião
15 de junho – Eric Land e Murilo Huff
19 de junho – Gusttavo Lima e Vitor Fernandes
20 de junho – Jorge e Mateus, Ávine Vinny e Rey Vaqueiro
21 de junho – Bruno & Marrone, Simone Mendes e Raphaela Santos
22 de junho – Leonardo, Zé Cantor e Michele Andrade
27 de junho – Luan Santana, Seu Desejo e Mari Fernandez
28 de junho – Gustavo Mioto, Alok e Núzio Medeiros
29 de junho (Boca da Noite) – Léo Santana
Conclusão do Complexo Turístico da Redinha deverá ocorrer em abril
A obra do Complexo Turístico da Redinha que está 60% executada, tem nova previsão de conclusão.
Inicialmente a obra estava prevista para ser finalizada em setembro de 2023, depois ficou estabelecido que seria concluída neste mês de março e agora a previsão é que seja entregue a população ao até o final de abril.
O Complexo terá dois andares com 33 boxes, seis restaurantes, praça de alimentação, mirante, píer e deck para embarcações e varanda panorâmica.
Quando estiver pronto o Complexo Turístico dará nova cara a Praia da Redinha e movimentará a economia local gerando mais emprego e renda para a população.
Sobre a JANELA PARTIDÁRIA
Quais são as restrições da janela partidária?
Ela vale apenas para as eleições proporcionais – ou seja, aquelas em que a vaga pertence ao “partido” e não ao candidato, como é o caso de vereadores e deputados, tanto estaduais quanto federais.
A janela tem duração de 30 dias e o parlamentar pode trocar de partido sem correr o risco de perder seu mandato.
Neste ano apenas vereadores no fim do mandato podem usufruir da janela.
Um político corre o risco de perder seu mandato pela troca de partido na janela partidária?
No caso das eleições de 2024, se o parlamentar for um vereador, ele não perde o mandato caso migre para outra sigla durante a janela, que vale apenas para a disputa municipal.
Mas deputados federais, estaduais ou distritais podem perder seus mandatos caso troquem de partido neste ano sem que haja uma justificativa de justa causa.
Quais são os prazos da janela partidária?
A janela partidária ocorre durante 30 dias no ano eleitoral. Para as eleições municipais deste ano, ela acontece entre 7 de março e 5 de abril.
A lei dos partidos políticos e a lei eleitoral estabelecem que para concorrer a um mandato eletivo o candidato precisa estar filiado a um partido político em até 6 meses antes do período eleitoral.
Como a eleição de 2024 será no dia 6 de outubro, seis meses antes, em 6 de abril, todos os políticos que queiram concorrer precisam estar filiados a um partido pelo menos até o dia 5.