Com base em projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o cenário econômico para as vendas relacionadas à Páscoa deste ano é de crescimento, com expectativa de ultrapassar os R$ 3,4 bilhões em volume de vendas. Este número representa um aumento de 4,5% em comparação ao ano anterior, quando o comércio varejista registrou movimentação R$ 3,29 bilhões durante a temporada de Páscoa.
Este será o quarto ano consecutivo de crescimento nas vendas do período, o que representa uma recuperação gradual do consumo após os impactos da pandemia. Em relação a 2019, ano pré-pandemia, o montante financeiro gerado nas vendas de Páscoa em 2024 deverá ficar 15,4% acima.
As projeções indicam um aumento de 21,4% na importação de chocolates, correspondente a 3,35 toneladas, e um crescimento de 69,9% na importação de bacalhau, equivalente a 7,12 toneladas do produto.
Essas estimativas acompanham os dados de fevereiro da Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que aumentou 10,4% em relação ao mesmo período do ano passado, indicando uma retomada da confiança do consumidor. Além disso, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também realizada pela CNC, apontou que as famílias estavam menos endividadas e inadimplentes em fevereiro, comparativamente ao mesmo período do ano anterior e ao mês anterior.
Os indicadores de confiança do empresariado do comércio corroboram o otimismo, com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) fechando fevereiro com a segunda alta consecutiva, registrando um aumento de 2,4% no mês.