A governadora Fátima Bezerra se reuniu com representantes da Comissão Internacional de Conservação de Atuns do Atlântico (ICCAT) para discutir a realização de um evento internacional voltado para a pesca e a sustentabilidade do atum “albacora bandolim”. O encontro ficou marcado para acontecer em Natal, de 22 a 24 de maio deste ano.
O “albacora bandolim”, reconhecido como o atum mais nobre, é uma espécie abundante na costa brasileira, especialmente no Rio Grande do Norte, onde o estado se destaca como um dos principais produtores do país. Cerca de 80% do atum fresco exportado pelo Brasil é originário do RN, sendo os Estados Unidos o principal mercado consumidor.
“Com certeza esse evento trará respostas assertivas para o setor. Esse é um passo fundamental e uma oportunidade para mostrar o potencial do Rio Grande do Norte”, disse a governadora, apontando a importância para o setor pesqueiro, “pois proporcionará um espaço para o intercâmbio de ideias, conhecimentos, novos negócios e a resolução de questões pertinentes à atividade”.
A ICCAT é um organismo internacional independente responsável pela gestão e conservação do atum e espécies afins em todo o Oceano Atlântico e mares adjacentes. Em 2023, o Brasil e demais países participaram de uma rodada de negociações com o órgão, resultando na aprovação para aumentar o limite de captura de albacora bandolim na temporada de pesca de 2024.
Convenção Internacional de Conservação de Atuns do Atlântico em Natal
O evento, que contará com a participação de mais de 70 países, terá formato presencial e híbrido, envolvendo representantes de pelo menos 44 países em Natal. Além de impulsionar o setor pesqueiro, o encontro também promoverá o turismo na capital, beneficiando a rede hoteleira, de restaurantes e serviços.