Nesta segunda-feira (25), a primeira-dama Janja vai reunir um grupo de deputadas e senadoras da base de apoio ao presidente Lula para um jantar no Palácio da Alvorada. O encontro, confirmado na agenda oficial do presidente, foi organizado com o objetivo de discutir o fortalecimento da participação feminina nos espaços de poder.
O “happy hour”, como foi denominado o evento, quer ampliar a presença e influência das mulheres na esfera política. A iniciativa faz parte dos planos do PT de transformar Janja em um importante cabo eleitoral feminino para as eleições municipais deste ano.
O convite enviado pela equipe da primeira-dama aponta a importância do encontro como um momento para encerrar o Mês das Mulheres, reunindo mulheres atuantes na política nacional para compartilhar experiências e fortalecer conexões mútuas.
O evento surge em resposta ao alerta da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) sobre a falta de representação feminina em eventos anteriores promovidos por Lula. No encontro anterior, apenas uma mulher estava presente entre 18 senadores e cinco ministros.
Além das congressistas, o convite também se estende às ministras do governo Lula.
Interlocutores da primeira-dama indicaram que a reunião também pode abordar discussões sobre as eleições para a presidência do Senado, previstas para o próximo ano. Neste contexto, Eliziane Gama é uma das possíveis candidatas e busca apoio de Janja e Lula para eleger, pela primeira vez, uma mulher para o cargo.