No último sábado (23), um leilão promovido pela Heritage Auctions em parceria com o Planet Hollywood promoveu a venda de diversos itens icônicos do cinema. Entre eles, a porta de madeira que salvou a personagem Rose, interpretada por Kate Winslet, do congelamento nas águas geladas do oceano no filme “Titanic”. O item foi leiloado por R$ 3,5 milhões (US$ 718.750,00).
O objeto, descrito como um “suporte de flutuação heroico original feito de madeira balsa trabalhada com detalhes florais ornamentados e curvas de rolagem”, foi inspirado no pedaço mais famoso dos destroços do navio real, recuperados da tragédia de 1912. A descrição no site da Heritage Auctions revela que o diretor James Cameron se baseou em sua pesquisa no museu para recriar esse pedaço de entulho para o filme vencedor do Oscar.
Embora muitos fãs tenham debatido se a estrutura poderia ter sustentado tanto Jack (interpretado por Leonardo DiCaprio) quanto Rose na história, a descrição enfatiza que a peça era, na verdade, parte da moldura da porta acima da entrada do saguão da primeira classe.
O leilão, que incluiu mais de 1.600 itens usados em filmes de Hollywood, também vendeu outros objetos famosos, como o chicote de Indiana Jones em “O Templo da Perdição”, o banco do ponto de ônibus de “Forrest Gump” e até mesmo o helicóptero Harley-Davidson pilotado por Bruce Willis em “Pulp Fiction”.