De acordo com dados do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2022, quase 18 mil notificações foram registradas nesse sentido, um número que pode estar subestimado devido à subnotificação comum em casos de adoecimento mental.
Com essa preocupação, a JMT Service deu início a uma série de palestras voltadas especificamente para a promoção da saúde mental. Os dois primeiros encontros, realizados com os terceirizados do Hospital Universitário Onofre Lopes, contaram com uma média de 100 participantes cada.
“Esses encontros permitiram que a gente pudesse se expressar, sem julgamentos, o que faz toda a diferença. A presença de uma psicóloga também é muito importante, uma vez que a gente pode entender melhor o que sente e como lidar com cada sentimento, bom e ruim”, explicou Neide Evangelista, que já é funcionária da JMT Service há cinco anos,
Ao longo de 2024, a empresa planeja estender essa iniciativa para outros órgãos e empresas nos quais presta serviços terceirizados no estado do Rio Grande do Norte. Segundo Rícia de Meneses, consultora empresarial e psicóloga, “investir na saúde mental dos funcionários é fundamental para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo”.
O roteiro das palestras e eventos inclui temas como gestão do estresse, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e estratégias de autocuidado. O objetivo é reduzir o absenteísmo, aumentar a satisfação no trabalho e promover relacionamentos interpessoais mais saudáveis.