‘Abril das Artes’ estreia hoje (31) com o espetáculo ‘Jacy’ no TAM - O POTI

‘Abril das Artes’ estreia hoje (31) com o espetáculo ‘Jacy’ no TAM

Uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Este fato levou o grupo Carmin a conduzir uma investigação que durou três anos e resultou na peça de teatro documental intitulada: Jacy. Foto: FJA.

O projeto “Abril das Artes”, promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (FJA), inicia suas atividades neste domingo (31) no Teatro Alberto Maranhão (TAM). O evento terá como atração principal o espetáculo “Jacy”, do Grupo Carmin, que será encenado pela primeira vez no TAM.

A programação visa proporcionar à população potiguar uma série de eventos culturais de qualidade, a maioria gratuitos ou de baixo custo, como forma de celebrar as realizações artísticas e culturais do estado. O diretor geral da FJA, Gilson Matias, destacou a importância de iniciar o ano com uma programação diversificada e acessível.

Além da estreia de “Jacy”, o “Abril das Artes” incluirá apresentações de outras renomadas companhias teatrais do Rio Grande do Norte, como o Grupo Carmin e a Casa de Zoé. O evento também marca a continuidade das comemorações do aniversário de 120 anos do Teatro Alberto Maranhão e dos projetos realizados com recursos do Programa Cultural Câmara Cascudo.

O espetáculo “Jacy”, dirigido por Henrique Fontes e com dramaturgia de Iracema Macedo, Pablo Capistrano e Henrique Fontes, aborda a história de uma mulher de 90 anos através de uma investigação conduzida pelo Grupo Carmin ao longo de três anos. A peça revela aspectos sobre a vida da protagonista, que viveu períodos marcantes da história do Brasil, como a 2ª Guerra Mundial e a ditadura militar, e reflete sobre questões como o abandono dos idosos e a política oligárquica.

Abril das Artes – Programação Teatro Alberto Maranhão:

31/03 – Espetáculo “Jacy” – Grupo Carmin de Teatro.

04, 05 e 06/04 – Estreia Nacional do espetáculo “Clenyldes e Clenôrys, ou A Irresoluta História de Paraíso”, mais nova obra da Casa de Zoé. Direção César Ferrário; texto Márcio Benjamim; estrelando Titina Medeiros, Nara Kelly e grande elenco.

07/04 – “O Teatro Mágico, Voz e Violão”. Por Fernando Anitelli.

08/04 – Touro {Bull}. Produção Pro Sintax Eventos

09/04 – Exibição do documentário Reizo. Direção de Júlio Castro; Bobox Produções.

11, 12, 13 e 14/04 – I Festival Nacional de Dança de Natal.

15/04 – Prêmio Hangar. Por Veni Produções Artísticas.

19/04 – Chico Bethoven e “O Choro Do Elefante”.

24/04 – Concerto da OSRN – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

25/04 – Concerto Didático da OSRN.

29/04 – Dia Mundial da Dança. Coletivo CIDA.

30/04 – Espetáculo Movidos pela Dança.

Abril das Artes – Programação Galeria Newton Navarro (sede da FJA)

02/04 – Abertura da Exposição “Santo Santo Santo”. Por Carlos Sérgio Borges.

Abril das Artes – Programação Pinacoteca do Estado/Palácio Potengi

1304 – Abertura da Exposição “Corpocidade”.  Por Fernando Gurgel.

21/04 – Visita Guiada exposição “De Repente, Serpente”. Por Ilana Thalma.

Abril das Artes – Programação Casa de Cultura Sobrado da Naronesa (Assú-RN)

26/04 – Rimas Potiguares.

Obs.: Programação sujeita a alterações. Maioria dos eventos terá entrada franca. Acompanhe os perfis @culturarn e teatroalbertomaranhao.oficial, no Instagram, para consulta sobre reserva ou aquisição de ingressos, ou acesse  o site cultura.rn.gov.br e acompanhe o “Abril das Artes”.

SERVIÇO: estreia “Abril das Artes” com “Jacy”

31 de março de 2024 (domingo)

19h – entrada franca – Último lote será distribuído 1 hora antes do espetáculo.

Teatro Alberto Maranhão. Largo Augusto Severo, Ribeira. Natal (RN).