O Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 260 milhões para a construção do novo Hospital Metropolitano, em Parnamirim. O projeto, apresentado neste sábado (6), junto com o terreno escolhido para a instalação, conta com recursos assegurados pelo Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve presente e confirmou o apoio financeiro à governadora Fátima Bezerra durante o evento.
“A construção desse hospital é um momento muito esperado pelos natalenses, parnamirinenses e por todo o Rio Grande do Norte. Ele não é apenas uma necessidade imediata, mas um imperativo para proporcionar bem-estar e dignidade aos que dependem do SUS. Esta é a obra humanitária mais importante do nosso estado”, declarou a governadora.
Com previsão de mais de 350 leitos, entre UTIs, enfermarias e observações, o novo Hospital Metropolitano concentrará atendimento em ortopedia e neurologia. Ele ampliará significativamente a capacidade de assistência, superando em mais de 100 leitos a capacidade atual do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que foi inaugurado no início da década de 1970.
“O investimento em saúde é fundamental para o desenvolvimento. Os R$ 260 milhões estão garantidos, e também teremos recursos para equipar e custear o hospital”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Os projetos do hospital estão em fase de avaliação pelos órgãos responsáveis pelos licenciamentos. O próximo passo é lançar o edital da obra e iniciar os serviços, com conclusão prevista para novembro de 2026.
“A construção deste hospital é um sonho se tornando realidade. Em breve, teremos uma infraestrutura moderna, ampliação de serviços e melhor atendimento à população para casos de alta complexidade”, acrescentou a secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lyane Ramalho.
O evento contou com a presença de autoridades como o vice-governador Walter Alves, o deputado federal Fernando Mineiro, a deputada federal Natália Bonavides, a deputada estadual Divanide Basílio, a vereadora de Natal Brisa Bracchi, o superintendente do Ministério da Saúde no RN Jalmir Simões, secretários estaduais, gestores da saúde e membros do SUS.
Confira imagens do projeto: