Após uma festa ocorrida no domingo à noite (7) na Praia de Miami amanheceu esta segunda-feira (8) com uma grande quantidade de lixo ao longo da faixa de areia e no calçadão da orla. A situação gerou reclamações por parte da população nas redes sociais.
A Prefeitura mobilizou equipes para a limpeza do local. No total, foram recolhidos 300 sacos de lixo, com capacidade para 200 litros de resíduos.
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou que os responsáveis pela festa serão autuados e estarão sujeitos a multas conforme estipulado pela legislação. As penalidades variam de R$ 2,5 mil a R$ 50 mil, dependendo da renda dos responsáveis, podendo ser dobradas em caso de reincidência.
A autorização para a realização do evento foi concedida pela gestão pública. Contudo, a limpeza do local estava sob responsabilidade do promotor do evento, sendo esta uma condição essencial para a permissão de realização da festa.
Mutirão de limpeza
Um dia antes, sábado (6), os Escoteiros de Natal realizaram um mutirão de limpeza na Praia, com o intuito de promover a conscientização ambiental e preservar a beleza natural da região.
O evento reuniu jovens escoteiros e membros das organizações ambientais, que trabalharam na coleta de resíduos e na limpeza da praia. Além disso, foram realizadas atividades educativas para explicar a importância da preservação do meio ambiente e a correta destinação dos resíduos.
“Estamos comprometidos em fazer a diferença em nossa comunidade, e preservar o meio ambiente é uma parte essencial desse compromisso. Esperamos que este mutirão de limpeza inspire outras pessoas a se engajarem na conservação das nossas praias e do nosso planeta. Porém, um dia após a nossa limpeza, fomos surpreendidos com esta triste cena”, afirma Letícia, uma das coordenadoras do evento.