O Rio Grande do Norte recebeu um investimento de R$ 46 milhões do governo federal para dar continuidade às obras do Complexo Hidrossocial Oiticica. Os recursos serão aplicados na elevação do barramento, nas agrovilas e em serviços complementares, como estradas de acesso e implantação da rede de energia elétrica.
A garantia desse montante ocorreu após uma audiência realizada na última quarta-feira (3), em Brasília, entre a governadora do estado, Fátima Bezerra, e o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
“É mais uma grande conquista para o nosso Estado. A Barragem Oiticica vai garantir segurança hídrica e assegurar água para consumo humano e para a produção, criando oportunidades de trabalho e renda. É uma obra que impacta positivamente em mais de 40 municípios”, afirmou a Governadora.
Além de armazenar água, a barragem trabalhará na prevenção de enchentes na região. A conclusão do Complexo Oiticica é parte dos investimentos prioritários na área de infraestrutura hídrica, incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Atualmente, a Barragem Oiticica está com 95% das obras físicas concluídas, segundo informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Com uma capacidade atual de 75,56 milhões de metros cúbicos, o reservatório beneficiará 43 municípios e aproximadamente 800 mil pessoas quando estiver totalmente concluído, se tornando o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte.
Localizada no município de Jucurutu, a barragem é parte integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.
O Complexo Oiticica inclui as obras físicas de construção do reservatório hídrico (Barragem Principal e Barramentos Auxiliares I e II), bem como todas as obras sociais (reassentamento da comunidade de Barra de Santana e Agrovilas) e complementares (licenciamento ambiental, resgate arqueológico, supressão vegetal e outras) que compõem os elementos da construção da Barragem Oiticica.