O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Rio Grande do Norte assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover investimentos nos setores de portos e rodovias do estado. A parceria, formalizada nesta quinta-feira (11), tem o objetivo de atrair investidores privados para projetos estratégicos na área de infraestrutura.
Um dos principais projetos identificados é a criação do “Porto Indústria Verde”, apresentado como uma iniciativa voltada para a indústria eólica offshore. Localizado em Caiçara do Norte, a estimativa é de que o projeto possa mobilizar investimentos da ordem de R$ 5 bilhões nos primeiros cinco anos de construção.
A governadora afirmou que o Rio Grande Norte já é, há 10 anos, líder de produção de energia eólica no Brasil. Segundo ela, estudos mostram que a melhor qualidade de energia eólica do mundo está no Nordeste e no Rio Grande do Norte. No entanto, o estado tem dificuldade na atração de investimento, justamente por falta de infraestrutura.
“Agradeço o empenho do BNDES nessa parceria. Sabemos o potencial do Nordeste e o Porto Indústria Verde surge quando estamos desbravando essa nova fronteira da produção de energia eólica no mar. Este não é um projeto só do nosso estado, ele diz respeito ao Brasil e ao mundo. O Porto dialoga com a pauta imperativa da reindustrialização do Brasil”, disse a governadora.
Assinamos agora um termo de compromisso com o BNDES para a elaboração de estudos complementares do o nosso tão sonhado Porto Indústria Verde. Este é mais um passo rumo à efetivação deste importante projeto para o RN, que foi bastante elogiado pelo presidente Aloizio Mercadante
+ pic.twitter.com/nSKwpiNRRj— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) April 11, 2024