Segundo dados do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), até segunda-feira (15), o Rio Grande do Norte já acumulou 99,5mm de chuva, representando 70% da média histórica para o período, que é de 146,8mm.
As áreas mais afetadas pelas precipitações são o Agreste Potiguar e o Central Potiguar, que já atingiram, respectivamente, 78,8% e 70,2% da média esperada para o mês.
A explicação para esse cenário é a combinação de fatores como a atuação da Zona de Convergência Intertropical, o aquecimento das temperaturas do oceano Atlântico, que estão aproximadamente 2°C acima da média, e as características topográficas do estado, com serras e formações rochosas que influenciam o movimento das massas de ar.
“Estamos no segundo mês da quadra chuvosa e a previsão é de continuidade das chuvas até o final do mês, dentro ou ligeiramente acima da média esperada”, disse Gilmar Bristot, chefe da unidade de Meteorologia da Emparn.
Quanto às temperaturas, elas permanecem elevadas, com termômetros marcando em torno de 25°C no início do dia e cerca de 28°C à noite em Natal, devido à alta umidade e à baixa circulação de ventos.
Previsão semanal:
- Terça-feira (16/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Quarta-feira(17/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Quinta-feira (18/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Sexta-feira (19/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
Sábado (20/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Agreste, Vale do Açu, Região de Mossoró e no Alto Oeste, céu parcialmente nublado no Seridó.
Domingo (21/04) – Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Vale do Açu, Região de Mossoró e Alto Oeste, céu parcialmente nublado no Agreste e no Seridó.