Autoridades dos Estados Unidos confirmaram um ataque direto realizado por Israel na província de Isfahan, no Irã, nesta sexta-feira (19). De acordo com informações dos Estados Unidos, o ataque não visava instalações nucleares.
Segundo as informações repassadas pelas autoridades americanas, o sistema de defesa iraniano foi acionado em resposta ao ataque, derrubando três drones israelenses.
Até o momento, autoridades do governo iraniano têm minimizado o impacto do incidente, enquanto o governo israelense optou por não comentar sobre o assunto. O Irã também não identificou a origem do ataque.
Segundo a televisão estatal iraniana, as instalações nucleares não foram atingidas pelo ataque. No entanto, relatos da agência iraniana Fars indicam que um radar do Exército pode ter sido um dos alvos, resultando em danos a edifícios de escritórios na área.
As autoridades iranianas afirmam que não houve ataques com mísseis e que as explosões ouvidas foram consequência da ativação do sistema de defesa aérea.