A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou o primeiro óbito por dengue no estado neste ano. A vítima, um adulto residente na região do Alto Oeste, veio a óbito no final de março, após ficar internado em uma unidade hospitalar da região. A confirmação sobre a causa da morte foi obtida apenas nesta última semana.
Em contraste com o ano anterior, que registrou três óbitos pela doença, a confirmação deste caso serve como alerta para a importância da vigilância e prevenção contra a dengue.
De acordo com o Painel de Monitoramento da Dengue, o estado já contabiliza 2.281 casos confirmados da doença, com 2.848 casos descartados. O último boletim, divulgado na terça-feira (16), aponta a necessidade contínua de monitoramento e ação para conter a propagação do vírus.
Vacinação em andamento
A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde anunciou uma nova estratégia temporária para a vacinação contra a dengue, com doses válidas até 30 de abril de 2024. Em Natal, a imunização está disponível para pessoas de 4 a 59 anos em todas as Unidades de Saúde.
Atualmente, 29 municípios do Rio Grande do Norte estão aplicando o imunizante contra a dengue. Recentemente, houve a redistribuição de 7,2 mil doses desse lote para dez cidades, como medida para garantir a efetividade da vacinação, considerando o vencimento do lote no final deste mês.