O Ministério da Cultura anunciou os detalhes do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) para o ano de 2024, fundamental para a execução dos investimentos públicos da Lei Aldir Blanc. O PAAR delineia as metas, ações e valores destinados aos diversos setores contemplados pela política cultural.
De acordo com o comunicado, os detalhes específicos, como quantitativos por áreas e critérios de distribuição, serão disponibilizados nas minutas das Seleções Públicas da Política Nacional Aldir Blanc, que estarão abertas para consulta pública na primeira quinzena de maio.
Os recursos financeiros da PNAB serão repassados de forma contínua aos municípios, garantindo financiamento para a execução de ações culturais planejadas e estruturantes até o ano de 2027.
Para o município de Natal, o PAAR contempla uma ampla gama de áreas culturais, incluindo cultura popular, patrimônio imaterial, infância, juventude, pessoa idosa, dança, circo, literatura, música, audiovisual, teatro, artes visuais, cultura urbana, multilinguagens e muito mais. As ações planejadas abrangem desde formação e pesquisa até circulação e residências artísticas, beneficiando pessoas físicas, jurídicas, grupos culturais e associações.
Para discutir a aplicação da PAAR em Natal a Funcarte abriu uma cosulta pública que ficará disponível até a quarta-feira (1º). Para participar basta preencher o formulário disponibilizado neste link.