Durante um evento com trabalhadores na zona leste de São Paulo nesta quarta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 81/2024, que atualiza a tabela do Imposto de Renda, elevando a isenção para aqueles que recebem até dois salários mínimos por mês. Ele reiterou seu compromisso de, até o término de seu mandato em 2026, aprovar a isenção do imposto de renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil mensais.
“Este país tratará com grande respeito os 203 milhões de homens e mulheres que o habitam. A economia brasileira já está em crescimento, os salários estão aumentando, e eu prometi que até o final do meu mandato, as pessoas que ganham até R$ 5 mil não pagarão imposto de renda. E estou afirmando que mantenho minha palavra”, afirmou Lula, destacando o trabalho de seus ministros em colaboração com o Congresso Nacional para aprovar medidas de interesse do governo.
“Foi dessa forma que conseguimos, pela primeira vez na história da democracia, realizar uma reforma tributária que desonera a classe média, aliviando sua carga tributária, e fazendo com que os mais ricos contribuam um pouco mais com o Imposto de Renda neste país, pois até agora só os mais pobres pagavam. Com esta proposta de Imposto de Renda, todos os alimentos da cesta básica serão isentos de impostos, aliviando o peso sobre a comida do trabalhador brasileiro”, acrescentou.
Durante o evento, Lula também assinou o decreto de promulgação da Convenção e Recomendação sobre o Trabalho Decente para Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos.