No Dia da Conscientização da Doença Celíaca, evento trata sobre o assunto em Natal - O POTI

No Dia da Conscientização da Doença Celíaca, evento trata sobre o assunto em Natal

Doença afeta cada vez mais brasileiros. Foto: Reprodução.

Nesta quinta-feira (16), é hora de voltar as atenções para a conscientização sobre a doença celíaca, uma condição que afeta milhões de pessoas globalmente e que ganha destaque pela sua importância na manutenção da saúde. No Brasil, segundo o Conselho Nacional de Saúde, estima-se que cerca de dois milhões de indivíduos enfrentam os desafios dessa doença autoimune, que exige uma alimentação específica, livre de glutén.

Pensando em formas de difundir noções básicas de cuidado com a saúde para celíacos, profissionais de saúde e demais interessados no tema, a nutricionista Lilian Lins, proprietária do Kale do Bem – primeiro fast-food 100% livre de glúten do nordeste – promoverá a ‘I Rodada de Conhecimento do Kale: transtornos do trato gastrointestinal e Doença Celíaca’.

O evento, que acontece nesta quinta-feira (16) às 18h30, na unidade do bairro Petrópolis do Kale do Bem, contará com a participação de médicas, nutricionista e uma tricologista. O objetivo é formar um painel de especialistas que vão destrinchar o tema e oferecer soluções para um dia a dia mais saudável.

Nutricionista revoluciona mercado alimentício com opções sem glutén. Foto: Cedida.

Lilian Lins explica a patologia: “O glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, cevada e centeio, pode desencadear reações adversas em pessoas com doença celíaca, danificando o revestimento do intestino delgado e prejudicando a absorção de nutrientes essenciais”, conta. A nutricionista ainda destaca que isso pode levar a uma série de sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, inchaço, diarreia e até mesmo complicações de saúde mais sérias a longo prazo.

Ione Simonetti, que é celíaca, e foi diagnosticada em julho de 2021, comenta sobre as mudanças de hábito que a doença exige e como a Kale do Bem ajuda: “Passei a buscar no meu dia a dia priorizar alimentos livres de glúten, seja para refeições em casa ou na rua. Apesar de ser desafiador, encontrei no restaurante de Lilian, o Kale do Bem, um espaço livre de glúten, sem contaminação cruzada na cozinha, e que proporciona uma variedade que nem sempre tenho em casa”, compartilhou.

De acordo com estatísticas oficiais, a prevalência da doença celíaca tem aumentado significativamente nos últimos anos, e estima-se que cerca de 1% da população mundial seja afetada por essa condição. No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que aproximadamente um em cada 100 brasileiros sofre com a doença celíaca, o que ressalta a importância de campanhas de conscientização e educação sobre o assunto.

Para finanlizar, a nutricionista Lilian Lins esclareceu algumas dúvidas sobre a doença celíaca. Confira:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por O Poti News (@opotinews)