Nesta segunda-feira (27), a cidade de Natal dará início à campanha de vacinação contra a poliomielite, direcionada a crianças de 1 a 5 anos. Mesmo aquelas que já completaram o esquema de doses devem receber a vacina, conforme orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal.
A abertura oficial da campanha ocorrerá às 11h no ponto extra de vacinação no Shopping Midway Mall, enquanto no Partage Norte Shopping as atividades começarão às 14h.
De acordo com a SMS, esta será a última campanha de vacinação contra a poliomielite a utilizar a vacina oral (VOP). A partir da próxima, o esquema vacinal será realizado exclusivamente com a vacina injetável (VIP).
“Mesmo as crianças que estão em dia com a vacinação devem receber a dose extra da VOP”, explicou Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da SMS. “Todos os pais ou responsáveis precisam procurar os pontos de vacinação levando os seus filhos para receberem a dose extra, mesmo que estejam com o esquema vacinal completo.”
Importância da Vacinação
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, que pode levar à paralisia irreversível dos membros inferiores em casos graves. Manter a vacinação em dia é crucial para prevenir a doença.
A campanha se estenderá até o dia 14 de junho, com o dia D previsto para 8 de junho.
Locais de vacinação:
- Unidades Básicas de Saúde: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h.
- Pontos extras nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping: Segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e aos sábados das 15h às 20h.
Esquema vacinal para crianças
A médica Ana Luíza Guerra esclarece como funciona a vacinação e em que idades as crianças devem tomar:
“Atualmente a vacinação da poliomielite é composta por 3 doses da VIP (injetável) e 2 doses de reforço da forma oral (VOP). Recomenda-se fazer a VIP aos 2, 4 e 6 meses de vida e o reforço com a VOP aos 15 meses e 4 anos. Buscando manter a erradicação da Poliomielite no Brasil, conquistada em 1994, a campanha visa uma cobertura vacinal de, pelo menos, 95% das crianças menores de 5 anos e a meta é vacinar todo esse público. Se tiver com doses atrasadas, vai ser vacinado de acordo e, se tiver em dia e com esquema da VIP completo (3 doses), vai receber uma dose da VOP (de rotina, caso tenha 15 meses ou 4 anos, ou dose indiscriminada)”, explicou a médica.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023 o Rio Grande do Norte atingiu uma cobertura vacinal de 81%, longe da meta de 95%, porém com melhora em relação aos anos anteriores.