IMD conclui curso de inclusão digital para idosos - O POTI

IMD conclui curso de inclusão digital para idosos

Projeto de extensão reúne mais de 110 participantes para celebrar encerramento de 8 turmas. Foto: Divulgação.

O Projeto de Extensão Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI), promovido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), finalizou as atividades deste semestre com uma celebração junina no sábado (15). O evento, denominado ProEIDI Conecta, reuniu mais de 110 idosos participantes e ocorreu no prédio central do IMD.

Neste semestre, o ProEIDI ofereceu quatro cursos distintos, totalizando oito turmas. Entre eles, um curso de Computação que abordou o uso de computadores, internet e ferramentas virtuais do dia a dia. Outros dois cursos, Smartphone I e II, focaram no uso de aplicativos como WhatsApp, Instagram e a central de controle do celular. Além disso, o projeto ofereceu aulas de Pensamento Computacional, visando desenvolver habilidades cognitivas como raciocínio lógico e memória nos participantes.

“Tem nos trazido muita alegria, pois ajuda os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas como raciocínio lógico e memória. Hoje, o pensamento computacional é uma exigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para crianças, devido à sua importância para a vida cotidiana. Estamos mostrando que o mesmo vale para os idosos”, explicou Isabel Dillmann Nunes, professora responsável pelo projeto.

Atualmente, o ProEIDI atende pessoas com mais de 60 anos, público que frequentemente enfrenta dificuldades para acompanhar as rápidas atualizações tecnológicas do mundo moderno. A iniciativa foi criada para atender essa necessidade, buscando proporcionar mais autonomia e qualidade de vida aos idosos.

“O ProEIDI vai muito além da sala de aula. Estamos aqui para devolver a autonomia dos idosos e gerar qualidade de vida”, afirmou Nunes.