Em uma sessão especial realizada na manhã desta sexta-feira (28), o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) deu posse ao novo conselheiro, Antônio Ed Souza Santana. A cerimônia, que ocorreu no Plenário Dinarte Mariz, marcou a substituição da Conselheira Maria Adélia Sales, aposentada em março de 2024.
Antônio Ed, que obteve a primeira colocação no concurso para Conselheiro Substituto em 2016, foi escolhido pela governadora Fátima Bezerra a partir de uma lista tríplice elaborada pelo colegiado da Corte. Seu nome foi aprovado pela Assembleia Legislativa após uma arguição pública e a nomeação foi oficializada no Diário Oficial do Estado ontem (27).
“Esta vitória não é minha isoladamente. Muitos caminharam comigo”, afirmou Antonio Ed em um discurso emocionado após assinar o termo de posse e fazer o juramento de compromisso. O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, ressaltou a criteriosa escolha e mencionou a importância da reestruturação que o TCE está passando.
Quem é Antônio Ed Souza Santana?
Natural de Salvador, Antônio Ed é Bacharel e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especialista em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Brasília (UNB). Possui também o Anticorruption Program, uma parceria entre a CGU e a George Washington University.
Com mais de 23 anos de serviço público, Antônio Ed tem uma vasta experiência, incluindo cargos na Controladoria Geral da União (CGU) e no Banco Central do Brasil. No Rio Grande do Norte, coordenou o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN) e é Supervisor da Comissão de Jurisprudência do Tribunal de Contas do Estado.
Antônio Ed também é reconhecido por seu trabalho acadêmico, atuando como professor e coordenador em diversas instituições de ensino, promovendo o aperfeiçoamento da gestão pública, a transparência e o combate à corrupção.