Os passageiros do voo UX45 da Air Europa, que enfrentaram uma turbulência severa e precisaram fazer um pouso de emergência no Rio Grande do Norte, chegaram ao destino final, Montevidéu, na manhã desta terça-feira (2). A aeronave enviada pela companhia aérea para completar a viagem aterrissou sem problemas na capital uruguaia.
O incidente ocorreu na segunda-feira (1º), quando o voo, originalmente partindo de Madrid e com destino a Montevidéu, foi desviado para Natal devido às condições adversas. No total, 303 passageiros viajavam a bordo, exceto os que ainda permanecem internados em hospitais de Natal, acompanhados de familiares, e um passageiro que retornou à Espanha.
Os feridos, que sofreram principalmente contusões e hematomas, foram atendidos em cinco hospitais da Grande Natal, com seis ainda internados recebendo suporte da Air Europa, que enviou uma equipe tanto do Brasil quanto da Espanha para auxiliar.
Em comunicado, a Air Europa afirmou estar “fazendo todo o possível para atender seus clientes, mesmo sem uma base local, priorizando o atendimento aos afetados e desejando uma rápida recuperação a todos”. A companhia organizou o transporte dos passageiros de ônibus até Recife, de onde embarcaram em um novo avião enviado de Madrid para seguir para Montevidéu.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a ação integrada envolveu a mobilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU RN), que destacou 15 ambulâncias, além do apoio do Samu Natal, Corpo de Bombeiros e do aeroporto. Trinta passageiros foram inicialmente encaminhados ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, com outros pacientes sendo distribuídos entre os hospitais Deoclécio Marques de Lucena, Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) e São Gonçalo do Amarante.
A Sesap também coordenou esforços com consulados e representações dos países de origem dos passageiros — Espanha, Uruguai, Israel, Alemanha e Bolívia —, além de manter contato com a empresa aérea responsável pelo voo para garantir o suporte necessário a todos os envolvidos no incidente.
Pouso de emergência: passageiros foram projetados contra o teto e poltronas do avião