Na madrugada deste domingo (14), um meteoro cruzou o céu do Piauí, proporcionando um espetáculo de luz que chamou a atenção de moradores em várias cidades do nordeste. O evento ocorreu pouco depois da meia-noite, e o brilho intenso foi registrado por diversas pessoas, que compartilharam vídeos nas redes sociais. O clarão foi tão intenso que, por um breve momento, a noite se assemelhou ao dia.
O coordenador do Projeto Brasileiro de Pesquisa de Meteoros, Marcelo Antônio, explicou que o fenômeno pode ser classificado como um super bólido, um meteoro extremamente brilhante. Esse tipo de meteoro é uma rocha espacial que entra na atmosfera terrestre a velocidades altíssimas, chegando a milhares de quilômetros por hora.
“Como o nosso planeta é coberto por água em três quartos da sua superfície, a maioria desses fenômenos ocorre sobre o mar, sendo raramente avistados. Quando são vistos, causam uma impressão fantástica. É um momento realmente muito bonito. Esse tipo de fenômeno não apresenta ameaça nenhuma, pois geralmente o corpo rochoso se desintegra no ar“, esclareceu Marcelo Antônio.
O fenômeno ocorre quando a Terra, durante sua órbita ao redor do Sol, cruza regiões com rochas e poeira cósmica deixadas por cometas. Estes encontros são relativamente comuns, mas a visibilidade de um super bólido é rara e sempre impressionante.