Líderes globais reagem ao atentado contra Trump; confira - O POTI

Líderes globais reagem ao atentado contra Trump; confira

Ex-presidente e candidado às eleições passa bem. Foto: Evan Vucci/AP.

Após a tentativa de assassinato contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no sábado (13), líderes mundiais de diversos espectros políticos compartilharam mensagens e notas repudiando o atentado. O candidato republicano às eleições americanas deste ano participava de um comício no estado da Pensilvânia, quando foi atingido de raspão na orelha. Ele foi socorrido e está bem.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classificou o atentado como “inaceitável” e incompatível com a democracia:

O ex-presidente Jair Bolsonaro expressou solidariedade e se referiu a Trump como “maior líder mundial do momento”:

Opositor de Trump nas eleições e líder democrata, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que “Devemos nos unir como nação para condenar isto”, e que está grato pela recuperação do ex-presidente:

Na Argentina, o presidente Javier Milei afirmou que Trump foi vítima de uma covarde tentativa de assassinato:

Já o presidente da China, Xi Jinping, “expressou as suas condolências” em uma declaração de um porta-voz oficial, que acrescentou que a China estava “preocupada” com o tiroteio. O país é um dos principais adversários políticos e econômicos dos Estados Unidos, sendo alvo de sanções e críticas por parte do governo americano.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Stamer, se demonstrou chocado com o acontecimento e declarou: “Violência política de qualquer forma não tem lugar em nossas sociedades e meus pensamentos estão com as vítimas do ataque”.

O porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, Dmitry Peskov, disse: “A Rússia sempre denunciou e denuncia categoricamente qualquer demonstração de força em uma batalha política. Expressamos condolências à família do falecido e desejamos uma rápida recuperação aos feridos”.

O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o atentado como uma “tragédia para as nossas democracias”:

“Os meus pensamentos estão com o presidente Donald Trump, vítima de uma tentativa de assassinato. Envio meus votos de uma rápida recuperação. Um espectador morreu, vários ficaram feridos. É uma tragédia para as nossas democracias. A França partilha o choque e a indignação do povo americano”

O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que os seus pensamentos estavam com todos os afetados: “desprezível”.

“Tais atos de violência ameaçam a democracia”, acrescentou.