Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético global causou interrupções nos serviços de diversos bancos e fintechs em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Instituições financeiras como Banco Pan, Bradesco, Neon e Next enfrentaram problemas em seus aplicativos, deixando muitos clientes impossibilitados de acessar serviços essenciais.
De acordo com o site Downdetector, que monitora problemas em canais digitais, as reclamações sobre a indisponibilidade dos serviços começaram a surgir nas primeiras horas do dia. Nas redes sociais, usuários relataram dificuldades para fazer login e realizar pagamentos.
Vc com toda sua grana no Neon Nem a opção de ajuda está funcionando. Caras, servidores estão fora! Não mude senha nenhuma. Insistam de 30 em 30 minutos. pic.twitter.com/49MxImcYrx
— bruomc (@bruomcv4) July 19, 2024
O Bradesco confirmou que seus canais digitais ficaram fora do ar devido ao apagão cibernético. “Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, informou o banco em nota oficial. A instituição também orientou seus clientes a tentar acessar o aplicativo mais tarde, por meio de uma publicação no X (antigo Twitter). Até o momento, as outras instituições financeiras mencionadas não se manifestaram sobre o incidente.
O impacto do apagão não se restringiu ao Brasil. Bancos em outros países também relataram dificuldades. Na Austrália, o Commonwealth Bank, maior banco do país, informou que alguns clientes não conseguiram realizar transferências de dinheiro. Na África do Sul, a Capitec enfrentou interrupções significativas em pagamentos com cartão, caixas eletrônicos e serviços de aplicativos.
Além do setor financeiro, o apagão cibernético afetou operações em grandes mesas de negociação de petróleo e gás em Londres e Cingapura, complicando a execução de transações.
Apagão global de tecnologia afeta voos, bancos e serviço de emergência; o que se sabe até agora