A presença das celebridades é uma constante na sociedade contemporânea, influenciando comportamentos, servindo como inspiração e sendo temas recorrentes nas conversas do dia a dia. Com o objetivo de entender melhor esse fenômeno, a discente Maria Luiza Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Psicobio/UFRN), está realizando uma pesquisa em colaboração com o Laboratório de Evolução do Comportamento Humano (LECH/UFRN).
A pesquisa, intitulada “Como a minha celebridade favorita me afeta? Um estudo sobre relacionamentos parassociais e saúde mental em fãs“, é orientada pela professora Fívia de Araújo Lopes, do Centro de Biociências (CB/UFRN). Maria Luiza, interessada no tema desde sempre, relata que a inspiração para a pesquisa veio de conversas com amigas.
“Um tempo atrás conversei com amigas e elas relataram o quanto a celebridade favorita delas as ajudavam em crises depressivas. Uma chegou a dizer que, quando tinha crises mais pesadas, se imaginava conversando com seu ídolo, o que a ajudava durante esses momentos difíceis”, comenta a pesquisadora.
O estudo está aberto à participação de qualquer pessoa que se considere fã de uma celebridade. Para contribuir, basta responder a um formulário eletrônico disponível até setembro de 2024. O tempo estimado para preencher o questionário é de 8 a 15 minutos. As perguntas estão divididas em seis grupos, abrangendo informações pessoais, relação fã-celebridade, motivação, solidão, apego e satisfação com a rede de suporte social.
Interessados em participar ou em obter mais informações podem entrar em contato diretamente com a pesquisadora Maria Luiza Oliveira pelo telefone (84) 99159-9606 ou pelo e-mail maria.amaral.120@ufrn.edu.br.