Cinema itinerante Kurta na Kombi leva o cinema potiguar para Festival no Rio de Janeiro - O POTI

Cinema itinerante Kurta na Kombi leva o cinema potiguar para Festival no Rio de Janeiro

É a primeira vez que o projeto Kurta na Kombi participa do evento. Foto: Cynthia Campos.

Neste mês de julho, o projeto de cinema itinerante “Kurta na Kombi” faz sua estreia no estado do Rio de Janeiro como parte da programação do Festival Sesc de Inverno. O público poderá desfrutar de exibições gratuitas em diversas localidades.

Reconhecido como o maior evento multilinguagem do Brasil, o Festival Sesc de Inverno promove a diversidade cultural do país por meio da expressão de seus povos, artes e tradições. A edição deste ano ocorre em 24 cidades fluminenses, incluindo Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Valença e muitas outras.

Participar do Festival Sesc de Inverno, incluindo o cinema potiguar em sua programação, é uma grande satisfação, pois proporciona o acesso às histórias, paisagens e imaginários do Rio Grande do Norte através do trabalho de seus cineastas. Além disso, é uma realização ver o projeto Kurta na Kombi difundindo seu conceito e estética de cinema itinerante, que valoriza a experiência cinematográfica democrática, coletiva e em diálogo com a cidade”, afirma a produtora Marcelle Silva.

Esta é a primeira vez que o “Kurta na Kombi” chega à região Sudeste, ampliando seu alcance após percorrer estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Maranhão. O projeto exibe o curta potiguar “Cordel da Vila: A Rainha Louca contra o Escandaloso”, dirigido por Antônio Gil Leal, além de produções cariocas como “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, de Beatriz Ohana, “Parir”, de Andressa Hazboun, e “Museu Ambulante – Atafona 2021”, de Fernando Codeço e Jô Serfaty.

A seleção das obras foi pensada para dialogar com o princípio da diversidade da 22ª edição do festival. Portanto, exibiremos um curta-metragem potiguar que aborda a ancestralidade africana e a cultura popular do Rio Grande do Norte, em conjunto com outros curtas que também exploram as raízes, paisagens e povos de cada território visitado pelo Kurta na Kombi“, explica Marcelle.

Além das sessões de cinema, o Festival Sesc de Inverno oferece uma programação variada que inclui teatro, dança, música, circo, literatura, artes visuais, arte-educação e patrimônio cultural.

As exibições do “Kurta na Kombi” acontecem em julho nos dias 23, 24 e 25 na Praça da Liberdade em Petrópolis, e 27 e 28 no Sesc Grussaí.