Mais de duas décadas se passaram desde aquele que é considerado o maior ataque terrorista da história, que ocorreu no dia 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque, Estados Unidos. Naquele fatídico dia, o Estado Islâmico, grupo terrorista sob o comando de Osama Bin Laden, sequestrou aeronaves e as acertou nos prédios do World Trade Center, conhecidos como Torre Gêmeas e no pentágono. No total, 2977 pessoas morreram nos ataques.
O caso marcou e mudou a geopolítica do mundo, fazendo com que países adotassem diversas medidas de segurança contra esse tipo de ataque, muitas ações se uniram e formaram coalizões de proteção conjunta aos seus territórios. Porém, invasões e contra-ataques em países de maioria muçulmanas, acabaram por fortalecer o poder de milícias terroristas.
Até hoje, 5 acusados pelo caso estão aguardando julgamento. Acontece que, em 2007, os réus se declararam culpados. Porém, a defesa alega que as confissões foram adquiridas após anos de tortura, o que pode acarretar na anulação dos depoimentos como prova.
Na data, é comum que os estadunidenses se reúnam e façam vigílias por aqueles que perderam suas vidas nos ataques. No local onde ficavam os prédios, foi construído um memorial e museu, onde familiares e visitantes podem fazer homenagens às vítimas.