O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a extensão do prazo para a conclusão da obra na Ponte de Igapó para maio de 2025. Inicialmente, a previsão era que a obra fosse finalizada em março do próximo ano, dois meses antes da nova data estipulada.
A confirmação veio nesta terça-feira (30), coincidentemente no mesmo dia em que houve a mudança no lado interditado da ponte. O sentido Bairro Nordeste para zona Norte foi totalmente fechado, com uma previsão de interdição por aproximadamente seis meses.
As obras, iniciadas em setembro de 2023, têm causado impacto no trânsito da região, restringindo o fluxo a apenas um dos lados da via. A Ponte de Igapó, uma das principais vias de acesso à zona Norte de Natal, possui 600 metros de extensão e não havia passado por reparações desde a construção de cada lado, em 1970 e 1985.
Com o ajuste na data de conclusão, o prazo total para a execução das obras passou de 18 para 20 meses. O custo do projeto é de R$ 20 milhões, conforme informado pelo Dnit no início das obras.
Os principais pontos da obra incluem:
- Restauração e reforço de estacas, blocos e pilares;
- Substituição de aparelhos de apoio;
- Demolição de elementos deteriorados;
- Reforço das vigas;
- Substituição de drenos e juntas estruturais;
- Recuperação das barreiras dos refúgios da ponte ferroviária, dos passeios de pedestres e guarda-corpos;
- Substituição do revestimento asfáltico da ponte.