A Marinha do Brasil emitiu um alerta de mau tempo para o litoral do Rio Grande do Norte, válido a partir da manhã desta quarta-feira (14), até a tarde de quinta-feira (15). O comunicado prevê ventos com velocidade de até 61 km/h (33 nós), o que pode representar riscos para embarcações que trafegam na região.
De acordo com a Marinha, embarcações de pequeno porte devem evitar navegar durante o período do alerta, enquanto as demais embarcações precisam redobrar a atenção para as condições de segurança. Entre as recomendações estão a verificação do material de salvatagem, o estado geral dos motores, do casco, da bomba de esgoto do porão, além dos equipamentos de rádio e outros itens de segurança.
O alerta abrange a faixa litorânea entre Natal (RN) e São Luís (MA), afetando tanto o Rio Grande do Norte quanto o Maranhão. A Marinha disponibiliza informações atualizadas sobre o mau tempo no site oficial e nas redes sociais, além de aplicativos desenvolvidos em parceria com a Petrobras e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), que podem ser acessados em dispositivos Android e iOS.
Confira abaixo o alerta de mau tempo para o RN na íntegra:
“A Marinha do Brasil participa que a intensificação de ventos no oceano poderá afetar a faixa litorânea entre os estado do Rio Grande do Norte e do Maranhão, entre Natal (RN) e São Luís (MA), com ventos de direção sudeste a leste e intensidade de até 61 km/h (33 nós), entre a manhã do dia 14 e a tarde do dia 15 de agosto.
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo.
Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, ou por meio dos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”, desenvolvidos em parceria com a Petrobras e com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), respectivamente.
Os aplicativos estão disponíveis para download nos smartphones e tablets com sistemas Android e iOS. Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.”