A Coreia do Norte anunciou que pretende reabrir as portas do turismo internacional para a cidade de Samjiyon, localizada no nordeste do país, em dezembro deste ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) por empresas de turismo, segundo a agência de notícias Reuters. A reabertura pode se estender para outras regiões do país, após um período de restrições devido à pandemia de Covid-19.
A Koryo Tours, uma agência de viagens sediada em Pequim, confirmou em seu site que “o turismo em Samjiyon, e provavelmente no resto do país, será retomado oficialmente em dezembro de 2024”. A empresa acrescentou que detalhes sobre itinerários e datas devem ser divulgados nas próximas semanas. Outra agência, a KTG Tours, também informou que os turistas poderão visitar Samjiyon a partir do final deste ano.
A reabertura do turismo marca um novo passo na retomada das atividades internacionais na Coreia do Norte. Desde o ano passado, o país já havia retomado voos internacionais, e em fevereiro, um pequeno grupo de turistas russos realizou um tour privado. Além disso, a visita de altos oficiais estrangeiros, incluindo o presidente russo Vladimir Putin em junho, também foi registrada.
Samjiyon tem sido promovida pelo governo norte-coreano como uma “utopia socialista”. A cidade, que fica próxima à fronteira com a China, é considerada um modelo de cidade montanhosa moderna, com infraestrutura que inclui novos apartamentos, hotéis, uma estação de esqui e instalações comerciais, culturais e médicas.
No entanto, o projeto não está isento de desafios. Em julho deste ano, o líder norte-coreano Kim Jong-un demitiu ou rebaixou vários altos funcionários devido à gestão considerada “irresponsável” da cidade de Samjiyon, que é vista como um dos principais projetos do governo.