Mulher será indenizada pela Prefeitura de Natal após alagamentos causados por lagoa de captação sem manutenção - O POTI

Mulher será indenizada pela Prefeitura de Natal após alagamentos causados por lagoa de captação sem manutenção

Segundo o desembargador responsável pelo caso, é responsabilidade do município realizar a manutenção periódica do sistema de drenagem das lagoas de captação. Foto: Reprodução.

Os desembargadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) julgaram parcialmente procedente a apelação de uma moradora de Natal, que buscava responsabilizar o município pelo transbordamento de uma lagoa de captação, alegando omissão por parte da administração pública.

A moradora recorreu da decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que havia concedido uma indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil. Além de pedir o aumento desse valor, ela solicitou indenização pelos móveis e eletrodomésticos que alegou ter perdido devido às enchentes causadas pela falha no sistema de drenagem.

No entanto, os desembargadores mantiveram a decisão de primeira instância, considerando improcedente o pedido de indenização por danos materiais, uma vez que a autora não conseguiu comprovar as perdas mencionadas. Já a indenização por danos morais foi revisada, sendo aumentada para R$ 10 mil.

O relator do caso, desembargador Cornélio Alves, observou que eventos como alagamentos, desabamentos e enchentes, que causam danos materiais e morais, não podem ser classificados como força maior ou caso fortuito, devido à frequência com que ocorrem. Segundo o magistrado, é responsabilidade do município realizar a manutenção periódica do sistema de drenagem das lagoas de captação, especialmente em períodos do ano em que as chuvas são previsíveis.

Vai alagar de novo? Natal “não tem um orçamento específico para lidar com os alagamentos”, afirma Seinfra