As Eleições Municipais de 2024 estão chegando e, com elas, vêm as dúvidas entre os eleitores. Natal, a capital potiguar, tem seis candidatos concorrendo ao cargo maior do executivo municipal e cada um deles liberou o seu plano de propostas, disponível no DivulgaCand Contas. Entre todos os temas citados pelos candidatos, a educação é um dos mais importantes. Confira o que cada um propõe nesse eixo:
Carlos Eduardo Alves (Coligação “NATAL NOSSO AMOR”)
Carlos Eduardo (PSD) propõe uma educação de qualidade e inclusiva para todos. O plano de governo de Carlos Eduardo inclui a capacitação contínua dos professores, a adoção de metodologias de ensino inovadoras e a utilização de tecnologias educacionais e o fortalecimento do sistema de avaliação da aprendizagem. Carlos Eduardo também propõe a inclusão de alunos com necessidades especiais, a capacitação dos profissionais de educação para atender a esses alunos e a criação de centros de reabilitação e apoio psicopedagógico.
Natália Bonavides (Coligação “Natal merece mais”)
Natália Bonavides (PT) propõe uma educação pública, democrática, de qualidade e socialmente referenciada. O plano de governo da candidata inclui a expansão da educação integral na rede municipal de ensino, além de democratizar o acesso à educação e elaborar ações de permanência estudantil. Bonavides também pretende priorizar a educação de qualidade em tempo integral, com a construção de creches e constituir os Conselhos Escolares como estratégia de democratizar as decisões na área de educação. O plano também prevê democratizar a gestão escolar por meio do fomento da participação dos pais, responsáveis e da comunidade nas decisões escolares.
Paulinho Freire (Coligação “BORA NATAL)
Paulinho Freire (União Brasil) propõe uma educação pública de qualidade e acessível para todos, com foco na inclusão e na igualdade de oportunidades. O plano de governo de Paulinho Freire e Joanna Guerra inclui aumentar o número de vagas na educação infantil, implantar quatro escolas de educação em tempo integral atendendo às quatro regiões administrativas da cidade, criar o Centro de Referência em Educação Especial para atender no contra-turno a demanda da população e criar o Programa Escola Aberta. O plano também inclui a modernização do Centro Municipal de Referência em Educação e a criação de um Programa de Pós-Graduação em Educação Pública.
Rafael Motta (AVANTE)
Rafael Motta (Avante) propõe uma educação inclusiva através de creches-escolas e escolas de tempo integral. O plano de governo de Rafael e Abdon inclui a eliminação do sorteio de vagas nas creches municipais, garantindo aos pais poderem desempenhar suas funções laborais. Os equipamentos municipais serão dotados de profissionais especializados para que nenhuma criança fique sem suporte especializado. Rafael Huete também propõe o cumprimento do piso salarial e dos planos de carreiras, valorizando o profissional da educação.
Heró Bezerra (PRTB)
Heró Bezerra (PRTB) propõe melhores condições de trabalho para os profissionais da educação, oferecendo-lhe cursos de qualificação e reciclagem gratuitamente, além da implementação de um plano de carreira, cargos e salário digno. Ele também propõe a expansão da rede de creches municipais e estabelecer horários integrais de funcionamento. Heró também defende a educação como o ponto de partida, objetivo maior de esforço para alcançar o desenvolvimento e bem-estar social.
Nando Poeta (PSTU)
Nando Poeta (PSTU) propõe uma educação pública de qualidade e acessível para todos, com foco na inclusão e na igualdade de oportunidades. O plano de governo de Nando Poeta inclui aumentar os investimentos em educação pública, universalizar e garantir vagas para todas as crianças em creches e escolas públicas, reestruturar e ampliar toda a rede municipal e garantir serviços sem terceirização nem privatização. Nando Poeta também propõe o respeito e a garantia dos direitos dos servidores, a realização de concursos públicos para todas as áreas necessárias e a implementação de um plano de obras públicas para reerguer a cidade, incluindo na área da educação.