O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) emitiu um alerta sobre a ocorrência de golpes direcionados às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Desde a última quinta-feira (22), diversas coordenações estaduais e municipais do programa têm relatado tentativas de fraude envolvendo o envio de mensagens de texto (SMS) contendo links maliciosos.
Essas mensagens, que aparentam ser legítimas, incentivam os usuários a clicarem em links que, na realidade, têm o objetivo de expor informações sensíveis e permitir o acesso indevido às contas bancárias vinculadas ao Bolsa Família. Esse tipo de ataque, conhecido como phishing, pode resultar na retirada indevida dos valores disponíveis nas contas, especialmente aquelas acessadas por meio do aplicativo Caixa TEM.
Diante dessa situação, o MDS reforça que:
- As únicas formas de comunicação oficial com as famílias beneficiárias são as mensagens nos extratos bancários e as notificações dentro do aplicativo do Programa Bolsa Família.
- O Programa Bolsa Família não envia SMS contendo links para sites externos.
- Em caso de estratégias adicionais, como o uso de SMS ou WhatsApp, o MDS sempre informa previamente os estados e municípios por meio de canais oficiais.
- O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de nenhum tipo.
O Ministério orienta ainda que, em caso de suspeita de golpe, as famílias devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar qualquer transferência bancária suspeita. Essa contestação também pode ser feita diretamente pelo aplicativo Caixa TEM. Além disso, é recomendável que um Boletim de Ocorrência seja registrado.