Primeira Olimpíada do Café acontece em Natal; veja detalhes da competição - O POTI

Primeira Olimpíada do Café acontece em Natal; veja detalhes da competição

A competição será dividida em duas fases principais, com a participação de 20 competidores. Foto: Freepik.

Entre os dias 13 e 15 de outubro, Natal se tornará o centro do universo cafeeiro ao receber a primeira edição da Olimpíada do Café, evento organizado pela Comunidade Espresso Hub. A competição, parte da programação da Agência Sebrae Festa do Boi 2024, ocorrerá no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e pretende apresentar as habilidades dos principais profissionais do setor.

Idealizada por Edgard Bressani, primeiro juiz brasileiro certificado para julgar competições mundiais de baristas e membro do Comitê de Regras do World Barista Championship (WBC), a Olimpíada do Café é uma iniciativa pioneira no país.

A competição será dividida em duas fases principais, com a participação de 20 competidores. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas online. O evento busca reunir baristas, mestres de torra, provadores e outros especialistas do mercado para demonstrarem suas habilidades em provas de conhecimento, avaliação sensorial, preparo de café filtrado, espresso, bebidas à base de café e drinques de assinatura.

Dinâmica da competição

Na primeira fase, os participantes passarão por uma prova de conhecimento geral sobre café, seguida do preparo de café filtrado e uma avaliação sensorial. Os competidores responderão a 60 perguntas de múltipla escolha, baseadas no livro “Guia do Barista – da semente ao café perfeito”, de autoria de Bressani. Além disso, deverão criar um blend com três cafés fornecidos pela organização e preparar uma bebida filtrada utilizando métodos manuais, como Koar, V-60, Clever e Sifão.

Os dez melhores classificados na prova de preparo de café filtrado avançarão para a avaliação sensorial, onde precisarão identificar uma xícara diferente em trincas de café. Apenas seis competidores seguirão para a fase final.

Na segunda fase, os finalistas terão o desafio de preparar dois espressos, duas bebidas à base de leite e dois drinques de assinatura sem álcool com sabor dominante de café. O público também participará, degustando e votando às cegas nas bebidas favoritas, com os três mais votados recebendo pontos adicionais que serão somados à classificação geral.

Os três primeiros colocados receberão troféus, certificados e prêmios que podem incluir dinheiro, viagens ou equipamentos de café, conforme os patrocinadores.

Serviço

Olimpíada do Café
Data: 13 e 15 de outubro de 2024
Inscrições: bit.ly/Inscrição-Olimpiada-do-Cafe-2024