Neste fim de semana, Natal recebe festival de artes integradas Manifesta, que contará com shows, oficinas e rodas de conversas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades culturais acontecem nos dias 14 e 15 deste mês na Pinacoteca Potiguar e serão disponibilizadas 40 vagas para as rodas de conversas e 20 vagas para as oficinas. A inscrição é gratuita e garante o acesso à programação musical da primeira edição do festival.
Além das imersões culturais, o festival também terá shows de Mundo Livre S/A, Dusouto, Urucum, Elisa BAcche, Jennify C., Samir, PATRICT0R4, Tinoc, Camomila Chá, Pajux, Gracinha e Mãeana. Para aqueles que desejam assistir apenas as apresentações musicais, os ingressos variam entre R$66 e R$242.
No sábado acontece a roda de conversa “Manifesto à Cidade”, baseada na ODS 11, que discutirá novas formas de pensar as cidades de maneira mais acessível, inclusiva e sustentável. O debate conta com a presença de Alessio Dionisi (Natal Inclusiva), Wire Lima (Aqui Já Foi um Cinema), Patrícia Luz (Presidente do CAU/RN) e será mediado pela professora e arquiteta Manuh Albuquerque. Logo em seguida, será ministrada a Oficina de Stencil com o artista urbano Martim Onirismo, a proposta é ensinar a técnica de criação de moldes de stencil utilizando papelão reciclado, valorizando a arte urbana e o graffiti.
Já no domingo será a vez da roda de conversa “Manifesto à Cultura, Moda e Sustentabilidade”, fundamentada na ODS 12, que abordará ações e propostas práticas para além do vestuário, focadas em moda sustentável. Entre as convidadas estão Georgia Dantas (Gueourguia), Tieme Estela (Colazens), Adha Aby Faraj (Reuse), com mediação também de Manuh Albuquerque. Na sequência, acontece a Oficina de Colagem Manual, ministrada pela multiartista Tieme Estela, a oficina abordará a arte da colagem de forma sustentável. Os participantes serão incentivados a ressignificar objetos e materiais, desenvolvendo a criatividade e consciência ambiental.
Para saber mais, acompanhe o festival:
Ver essa foto no Instagram