O Brasil foi reconhecido como o melhor destino de turismo de aventura do mundo pela edição 2024 do ranking elaborado pelo portal US News & World Report, em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A classificação é resultado de uma pesquisa global com quase 17 mil pessoas, na qual 89 países foram avaliados em diferentes categorias.
O Brasil se destacou na subcategoria de aventura, superando destinos como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esse reconhecimento está alinhado com os esforços de revitalização da imagem do país no cenário internacional. “Esse é mais um exemplo de que o Brasil voltou. Somos reconhecidos internacionalmente como o país mais desejado para praticar o turismo de aventura”, declarou Freixo. Ele também ressaltou que o turismo de aventura no Brasil é sustentável e seguro, além de estar integrado a outros segmentos econômicos.
O país conta com 44 normas técnicas de turismo de aventura em vigor, sendo 19 delas internacionais, além de 20 empresas certificadas pela ISO, uma referência global em padrões de qualidade. Além disso, cinco normas internacionais ISO de turismo de aventura têm como base as normas brasileiras.
No ano anterior, a Embratur firmou dois acordos importantes para o setor. O primeiro, com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), visa promover o turismo de aventura e ecoturismo brasileiro no exterior. O segundo, com o Coletivo Muda!, busca divulgar produtos e experiências de turismo responsável no mercado internacional.
Além do título na categoria de aventura, o Brasil também foi bem classificado em outras áreas, ocupando a 11ª posição em influência cultural (moda e entretenimento), a 12ª em mudanças climáticas e a 12ª em herança cultural, destacando sua rica história e geografia.