A Pesquisa Ranking Inteligência Brasil divulgada neste sábado (14) trouxe a deputada federal Natália Bonavides na segunda posição nas intenções de voto para a Prefeitura de Natal. Natália é a única entre os três principais candidatos que obteve crescimento fora da margem de erro em relação ao levantamento anterior do instituto, antes do início da campanha de rua e na TV e rádio.
Na pesquisa publicada neste sábado (14), Carlos Eduardo tem 35,3%, Natália Bonavides obteve 20,4% e Paulinho Freire 18,9%. Na outra Ranking, de 30 de junho, Carlos Eduardo tinha 35,2%, Paulinho Freire 19,6% e Natália Bonavides figurava com 14,1%.
Na comparação, Natália Bonavides subiu seis pontos percentuais, enquanto Carlos Eduardo e Paulinho Freire mantiveram resultados dentro da margem de erro.
O crescimento pode se explicar pela aposta na comunicação e nas agendas de rua. A candidata do PT escolheu focar sua campanha de rua nos bairros mais populares e periféricos de Natal, onde está também o maior eleitorado do presidente Lula.
Isso também se reproduz nas estratégias de marketing da campanha de Natália Bonavides e em suas agendas como candidata. As peças para a TV e rádio têm explorado as mesmas localidades, além de também contarem com o carisma da candidata e sua facilidade para produções audiovisuais.
Como resultado, a deputada federal reduziu bastante sua distância para Paulinho Freire nas duas regiões mais populosas da capital e onde ficam esses bairros, a Zonas Oeste e a Zona Norte.
Pesquisa Ranking ouviu 1000 eleitores de Natal/RN entre os dias 9 e 10 de setembro de 2024. Nível de confiança 95%, margem de erro 3,1pp. Contratante: Potengi Comunicação. Pesquisa Registrada no TSE sob o Nº RN-06327/2024