O Rio Grande do Norte, líder nacional em potência instalada de energia eólica, reforçou suas parcerias com importantes empresas do setor durante a Brazil Windpower 2023, em São Paulo. O evento teve como tema central “política industrial verde e transição energética justa: o protagonismo brasileiro”. A governadora Fátima Bezerra anunciou a assinatura de um aditivo com a Ocean Winds e a criação de um memorando de entendimento com a Neoenergia, ambos visando a produção de energia eólica offshore no estado.
Ver essa foto no Instagram
Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 261 usinas eólicas em operação, totalizando 8.4 Gigawatts de potência instalada. Além disso, 45 novos parques estão em construção, com a expectativa de atingir 13,4 GW até 2026. A governadora destacou a importância dessa parceria para o desenvolvimento econômico, a segurança energética e a geração de empregos no estado.
Fátima Bezerra participou de uma plenária sobre energias renováveis no Brasil e destacou a importância de leilões de transmissão e medidas tributárias adequadas para o setor. A governadora enfatizou que a transição energética deve ser sustentável, inclusiva e justa, com participação da sociedade e mitigação de impactos ambientais e sociais.
“Considero este debate um dos mais importantes para nosso País e para o mundo. Nós, governadores do Nordeste, estamos todos muito antenados. O protagonismo que o Brasil aos olhos do mundo no contexto das energias renováveis é especial. O Nordeste está no centro principal desta agenda, pois vem do Nordeste a principal base. E tenho muito orgulho de dizer que o Rio Grande do Norte celebrará em 2024 uma década de liderança na produção de energia eólica no Brasil”.
Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte.