A Prefeitura de Natal está realizando ações permanentes para isolar áreas impactadas pela força da maré no litoral da cidade, principalmente na Praia de Ponta Negra, onde foram registrados os maiores danos. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (26), equipes municipais já iniciaram a colocação de sacos de areia na base do Morro do Careca e interditaram trechos próximos à região.
Equipes das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Defesa Civil Municipal estão no local, utilizando cones e fitas zebradas para demarcar áreas perigosas. A prefeitura também informou que agentes da Guarda Municipal estão atuando de forma constante para impedir o acesso de pessoas nas áreas interditadas, a fim de evitar acidentes.
“Desde a decretação de emergência, na última semana, já iniciamos as nossas ações. Estamos monitorando as áreas com problemas e trabalhando na proteção e isolamento, evitando a circulação de pessoas, sobretudo na região próxima do morro, vez que há um risco eminente de colapso”, disse Fernanda Jucá, coordenadora da Defesa Civil Municipal. Ela ressaltou que bares e restaurantes localizados antes do Morro do Careca seguem funcionando normalmente, assim como o banho de mar, que está liberado até a área interditada.
Além da intervenção na base do morro, sacos de areia também foram colocados em dissipadores de drenagem e em frente a hotéis que tiveram suas proteções costeiras danificadas e foram invadidos pela maré. Na Praia da Redinha, a Defesa Civil identificou problemas em três quiosques, que foram parcialmente destruídos pela força das águas.
“Vamos isolar também aquela região e iniciar o trabalho de instalação de barricadas com sacos de areia para dissipar a energia das águas e evitar maiores danos”, afirmou Fernanda Jucá. A prefeitura mantém o monitoramento contínuo das áreas afetadas e busca minimizar os impactos causados pela erosão costeira.
Prefeitura de Natal decreta emergência em Ponta Negra devido à erosão do Morro do Careca