Setor agropecuário lidera a geração de empregos no mês de agosto de 2024 no RN - O POTI

Setor agropecuário lidera a geração de empregos no mês de agosto de 2024 no RN

Na área do cultivo de melão foram gerados mais de 1.500 novos postos de trabalho no mês de agosto. Foto: Sedec.

O Rio Grande do Norte alcançou um saldo positivo de 7.239 novos empregos formais em agosto, de acordo com o Boletim RN Mapa do Emprego, elaborado pelo Sebrae-RN com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O município de Natal se sobressaiu com 1.627 novas contratações, sendo seguido por Mossoró, que registrou 1.307 novos postos de trabalho, e Baía Formosa, que contribuiu com 608 novas vagas.

Entre as atividades econômicas, o setor agropecuário foi o principal responsável pela criação de empregos, gerando 2.258 vagas, com ênfase no cultivo de melão, que somou 1.544 novos postos de trabalho. O setor de Serviços também apresentou números expressivos, com 1.997 vagas, enquanto a Indústria contribuiu com 1.342 empregos.

Franco Marinho Ramos, gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, explicou que o crescimento dos empregos na agropecuária está diretamente ligado ao início da safra de melão e melancia para exportação, fundamental para a economia do estado. “Essa fase sazonal é crucial para o setor, pois impulsiona não apenas a produção, mas também gera inúmeras oportunidades de trabalho no campo, especialmente em municípios como Mossoró e Apodi, que são grandes pólos de cultivo”, comentou.

No acumulado de janeiro a agosto de 2024, as microempresas lideraram as contratações no estado, gerando 15.395 vagas. Grandes empresas contribuíram com 8.578 novos postos, enquanto as pequenas empresas somaram 1.827 empregos. O setor de Serviços foi o que mais gerou vagas no período, com 14.512 novos empregos, seguido pela Construção, com 4.497, e a Indústria, com 3.855 vagas.

Regionalmente, o Rio Grande do Norte ocupou o quinto lugar no ranking do Nordeste, atrás de Pernambuco, Bahia, Ceará e Paraíba, mas à frente de Alagoas, Sergipe, Maranhão e Piauí. No histórico de agosto de 2014 a 2024, o saldo registrado em agosto deste ano é o segundo melhor da década, ficando atrás apenas de agosto de 2021, quando foram criadas 7.442 vagas.

RN gera mais de 7 mil empregos formais em agosto; Brasil tem saldo positivo