A Escola de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com o Grupo Baobá, está com inscrições abertas para o II Oficinão de Teatro, projeto que oferece aulas gratuitas para todas as faixas etárias. As oficinas, voltadas tanto para iniciantes quanto para participantes de nível intermediário, buscam democratizar o acesso à arte e promover a inclusão social por meio do teatro. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário.
O período de inscrições vai de 1º a 4 de outubro, e as aulas terão início no dia 7 de outubro, no Complexo Cultural da UERN, em Natal. A Turma Infantil, para crianças de 8 a 11 anos, trabalhará o desenvolvimento da expressividade por meio de jogos lúdicos e teatrais. As turmas Juvenil, para adolescentes de 12 a 15 anos, Adulto, para pessoas a partir de 16 anos, e Maturidade, para aqueles com mais de 45 anos, terão uma abordagem mais aprofundada, incluindo jogos teatrais, improvisação e construção de cenas, culminando na encenação de um espetáculo.
As aulas ocorrerão em dias e horários pré-estabelecidos: Teatro Infantil às segundas-feiras, das 17h às 18h30; Teatro Juvenil às sextas-feiras, das 18h às 19h30; Teatro Adulto às quartas-feiras, das 19h30 às 21h; e Teatro Maturidade às quartas-feiras, das 18h às 19h30.
Ao todo, são oferecidas 100 vagas, distribuídas entre as turmas. Para as categorias Infantil e Juvenil, não é exigida experiência prévia, enquanto nas turmas de Adulto e Maturidade, é necessário algum conhecimento em teatro, como participação em cursos ou peças. Alunos matriculados no semestre 2024.2 da EdUCA UERN terão prioridade nas vagas de algumas categorias.
O projeto, além de fomentar o surgimento de novos talentos nas artes cênicas, tem como objetivo fortalecer a relação entre o teatro e a comunidade, especialmente nas periferias de Natal. “O Oficinão reafirma nosso compromisso com a democratização do fazer teatral, oferecendo oportunidades para todas as idades”, afirmou Denilson David, coordenador do Grupo Baobá.
A primeira edição do Oficinão foi um sucesso, como destacou Uriel Diogo, um dos participantes que foi selecionado para integrar o Grupo Baobá. “Esse projeto abriu portas para eu reafirmar minha paixão pelas artes cênicas. O Oficinão transforma vidas e fortalece a relação entre o grupo e a comunidade”, disse Uriel.
Irene van den Berg, diretora da EdUCA, ressaltou a importância do Oficinão como uma iniciativa de cidadania cultural. “O Grupo Baobá tem protagonizado diversas ações que demonstram o quanto a arte faz florescer e finca raízes profundas no solo fértil da relação com a comunidade”, afirmou.
Serviço:
- Inscrições: 01 a 04 de outubro de 2024
- Início das aulas: A partir de 07 de outubro de 2024
- Local: Complexo Cultural da UERN – Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419 – Potengi, Natal – RN
- Inscrições gratuitas: Via formulário disponível no Instagram @gtbaoba
Prefeitura de Natal abre inscrições para 260 vagas em cursos de qualificação profissional