O Festival de Artes URBANOCINE realizará uma série de atividades gratuitas a partir desta quinta-feira (10), no bairro Cidade da Esperança, em celebração ao Dia das Crianças. Entre as ações previstas estão mostras cinematográficas voltadas ao público infantojuvenil e oficinas culturais.
O URBANOCINE é um projeto que usa o cinema como meio de transformação social. Com o tema “O Que se vê na Cidade”, a edição de 2024 busca refletir sobre a relação entre o urbano e o espaço público, promovendo um debate através de sua programação itinerante. O festival já passou por cidades como Macaíba e Caicó, e agora chega à capital potiguar com a proposta de ampliar a discussão sobre a ocupação de espaços públicos por meio de mostras de filmes.
De acordo com Gustavo Guedes, idealizador do projeto, o objetivo é estimular nas crianças o interesse pela linguagem audiovisual e outras formas de arte. “É super importante começarmos a estimular as crianças com a linguagem audiovisual e artística, como fotografia e pintura, que é o nosso foco aqui. Este é um espaço onde o lúdico está muito presente, e é na infância que construímos esse material. Às vezes, a criança já carrega dentro de si uma câmera que, mais tarde, irá revelar esse filme”, explica Guedes. Ele destaca que o projeto busca incentivar a criatividade e a imaginação das crianças, especialmente no mês de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças.
As atividades começarão no dia 10 de outubro na Adote – Associação de Orientação aos Deficientes, com oficinas e uma mostra audiovisual para crianças e adolescentes. No dia seguinte, 11 de outubro, acontecerá o “Especial Dia das Crianças” na Ocupação Aurora Maria, também em Cidade da Esperança. A programação inclui brincadeiras, apresentações culturais, distribuição de presentes e o URBANOCINEclubinho.
O Festival URBANOCINE é realizado pela produtora Ilha Deserta e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Cultura e da Fundação José Augusto. A iniciativa também recebe o apoio da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia, por meio da Lei Estadual Câmara Cascudo de incentivo à cultura (Lei Nº 7.799/1999).
SERVIÇO
Festival URBANOCINE – O Que se vê na Cidade
Dia 10 de outubro na Adote – Associação de Orientação aos Deficientes a partir das 7h20
Dia 11 de outubro na Ocupação Aurora Maria a partir das 14h